MONITORIA REMOTA DA DISCIPLINA DE RADIOLOGIA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Barbara Thuany Barbosa Sales Silva
  • João Gabriel Lopes Barros
  • Kennya Thaís Sabino Pinheiro
  • Lucio Mitsuo Kurita

Resumo

Sendo um componente obrigatório do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, a disciplina de Radiologia é um dos primeiros contatos dos graduandos com os pacientes e a vivência clínica. É uma disciplina teórico-prática que possui, na teoria, assuntos ministrados em sala de aula, bem como a apresentação de seminários pelos graduandos e, na prática, atendimento às demandas radiográficas das outras disciplinas clínicas do curso de Odontologia/UFC Fortaleza. A monitoria é uma ferramenta que facilita o aprendizado dos assuntos abordados em sala e auxilia na assimilação de técnicas e procedimentos executados em ambiente clínico. Tradicionalmente, as monitorias ocorrem de forma presencial, com revisões de conteúdo e assistência aos alunos e professores durante os atendimentos clínicos. No entanto, devido à pandemia de COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, ajustes foram necessários para que o amparo aos graduandos não fosse prejudicado em demasia. Isto posto, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um aluno como monitor da disciplina de Radiologia em tempos de isolamento social. Os monitores acompanharam os assuntos ministrados de forma remota pelos professores nas plataformas digitais (Classroom e Meet), estando sempre disponíveis para a elucidação de dúvidas referentes aos assuntos apresentados, visando simplificar a vivência de aprendizagem à distância. Foram realizadas aulas de revisão e gincanas alusivas ao conteúdo de interpretação radiográfica antes de cada prova prática, também planejada pelos monitores, tendo em vista um maior aproveitamento dos temas abordados, bem como esclarecer as dúvidas dos alunos. A experiência atípica de Iniciação à Docência sob as condições do ano de 2020 deram aos monitores novas perspectivas e possibilidades de ensino e aprendizagem que os acompanharão ao longo da vida acadêmica e profissional.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência