MÍDIAS SOCIAIS COMO APORTE DURANTE AS MONITORIAS DA DISCIPLINA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

Autores

  • Mylena Oliveira Pititinga Lima
  • Alice Passos do Nascimento
  • Letícia Machado de Sousa
  • Samila Gomes Ribeiro

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia trouxe consigo diversas limitações, e uma delas foi a impossibilidade de encontros presenciais para o desenvolvimento das atividades de monitorias, sendo necessário o uso de mídias sociais para facilitar o aprendizado dos alunos. As mídias sociais possuem como finalidade facilitar a comunicação dos usuários. OBJETIVO: Relatar a experiência da utilização das mídias sociais como fonte alternativa de aprendizagem nas monitorias. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, das atividades realizadas com o auxilio das mídias sociais durante as monitorias do ano de 2020, com alunos da disciplina enfermagem no processo de cuidar da saúde sexual e reprodutiva da Universidade Federal do Ceará. As mídias sociais utilizadas durante as monitorias foi uso do WhatsApp, Google forms, Youtube além de materiais de apoio. As mídias eram escolhidas de acordo com a relação do assunto abordado durante as aulas remotas e posteriormente ofertadas durante as monitorias. RESULTADOS: O uso da mídia WhatsApp serviu como tira dúvidas das atividades propostas. Já o YouTube, era proposto um vídeo como por exemplo, parto e pré natal, que mais se assemelhavam as práticas vivenciadas pelos alunos no campo de prática. Outra ferramenta que utilizamos foi os formulários do google meet como forma de banco de questões , o formulário tinha uma média de participação de 15 alunos por formulário. Os alunos mostraram feedbacks positivos durante as atividades propostas e se mostraram participativos e colaborativos com as diversidades das mídias. Já como dificuldades pode-se notar questões como problemas de conexão e esquecimento dos prazos. CONCLUSAO: O uso das mídias sociais têm-se mostrado positivo pois conta com diversas ferramentas que possibilitam a inclusão e o aprendizado

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência