O APRENDIZADO DE BIOLOGIA CELULAR NAS MODALIDADES DE ENSINO À DISTÂNCIA E PRESENCIAL.

Autores

  • Isabela Nobre Carneiro
  • Carlos Adrian Rodrigues Mota
  • Thalita Maria Vasconcelos Martins
  • Victória Mariana Santos Alves
  • Rafael Guimarães Gomes Silva
  • Marinetes Dantas de Aquino Nery

Resumo

Por efeito da pandemia da COVID-19, as universidades precisaram adotar o sistema de ensino a distância como medida preventiva para conter uma maior disseminação da doença. Por consequência as disciplinas de Biologia Celular do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará foram reformuladas, pois por meses as aulas foram suspensas, e a resolução encontrada para a continuação do semestre foi a adoção de aulas síncronas, assíncronas ademais vídeos pré-gravados pelos monitores das aulas em laboratório. Desta forma, o objetivo deste trabalho é comparar o aprendizado, a compreensão, e fixação do conteúdo da cadeira pelos alunos nas modalidades de ensino remoto e presencial. Diante disso, foi realizado um formulário digital com 10 perguntas objetivas avaliando a satisfação de quesitos teóricos (compreensão, fixação, aplicação no cotidiano do conteúdo, apostilas e resumo e contato com o professor) e práticos (habilidade prática, suporte dos monitores e práticas em vídeos). Foram adquiridas 16 respostas, sendo destas dez de alunos da modalidade presencial e seis de alunos da forma remota. Todos os resultados obtidos divergiram entre ambas as modalidades, o quesito de maior variância foi “habilidade prática”, na modalidade presencial obteve 100% de avaliação “ótima”, já na modalidade a distância obteve 66% de avaliação “péssima”; seguido pelo quesito “contato com o professor”, onde 90% dos alunos no modo presencial avaliaram como “ótimo” e 83% dos alunos na forma remota avaliaram como “péssimo”. Concluindo assim que, segundo a visão dos alunos, a disciplina presencial obteve maior aproveitamento e aprovação dos alunos, no entanto vale ressaltar que mesmo com a situação atípica o ensino remoto foi essencial para a conclusão do semestre.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência