O DESAFIO DO ENSINO DO DESENHO PARA ALUNOS DE PERFIL HETEROGÊNEO

Autores

  • Mike Apoliano Gomes de Freitas
  • Natal Anacleto Chicca Junior

Resumo

O curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da UFC é diferenciado por uma postura que busca estimular um perfil interdisciplinar para os graduandos. Sua grade curricular permite a escolha de disciplinas de acordo com sua área de interesse, compondo sua formação em uma área específica, como sistemas digitais, audiovisual e design gráfico. Este formato gera um perfil bastante diverso para os alunos, cada um com interesses particulares. O ato de desenhar, por sua vez, considerado por algumas pessoas como um dom especial, na verdade é uma habilidade técnica como várias outras, que exige dedicação e treino. Algumas pessoas podem ter mais dificuldade que outras, mas com esforço e práticas adicionais, é algo alcançável. Sendo assim, é importante buscar uma forma de ensino que consiga incorporar a maior parte das diferenças, trazendo algo de interessante tanto para o aluno que nunca desenhou algo antes, como para quem já trabalha com desenho no seu dia-a-dia. No contexto de 2020, onde foi necessária uma adaptação ao modelo remoto de aulas, foram aplicadas algumas estratégias para contornar o problema nas disciplinas de desenho do SMD. Por exemplo, o aplicativo Discord, como ferramenta de apoio, concedeu um contato mais próximo para a relação entre aluno, professor e monitor. O formato de mensagem instantânea permitiu que os alunos acompanhassem o conteúdo de forma assíncrona, em um ambiente de caráter colaborativo. Além disso, foram implantados desafios, como forma de estimular a prática do desenho, sendo um conteúdo opcional desenvolvido pela monitoria com atividades que aplicam conhecimentos mais avançados, com base nos tópicos abordados ao longo do semestre. A monitoria também desempenhou auxílio particular para alunos com dificuldades. Através de questionários aplicados, nota-se uma predominância de relatos dos alunos que afirmam que o modelo aplicado em 2020.1 foi positivo para o aprendizado e, com isso, foi mantido e está sendo aprimorado para o semestre de 2020.2.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência