O EFEITO DAS ESTRUTURAS MORFOSSINTÁTICAS NA NARRAÇÃO E LEITURA COMO FERRAMENTAS DE CATARSE EM A CARTOMANTE DE MACHADO DE ASSIS.

Autores

  • Ana Raquel da Costa Farias
  • Jose Alber Campos Uchoa

Resumo

A inquestionável genialidade de Machado de Assis pode ser analisada sob o prisma da narratologia proposta por Todorov durante o início do século XX e dos níveis de análise gramaticais, estruturais, inclusive do nível morfossintático, na medida em que suas estruturas narrativas e sintáticas variam sob a dependência do efeito catarses que espera causar no leitor. Uma vez que, segundo Garcia (2002) na língua escrita, mesmo no estilo narrativo, em que a sucessão dos fatos serve como diretriz para o escalonamento das orações, mesmo aí se devem levar em conta certos princípios de ordem geral. Não se trata, evidentemente, de regras inflexíveis, mas de normas ou tendências inspiradas pela lógica do raciocínio e pelo propósito de dar à frase o máximo de expressividade . Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre a construção de narrativas e de personagens na obra “A cartomante”(1884) de Machado de Assis sob a óptica da morfossintaxe trazida por Othon M. Garcia(2002) dentro do texto literário. O conto é uma leitura rápida sobre um casal de amantes que precisa manter a discrição sobre seus encontros, uma vez que o adultério ocorre sob a desconfiança do marido de Rosa, Vilela, por sua vez melhor amigo de Camilo. Para tal análise tomaremos trechos do conto antes e depois de uma consulta de Camilo à cartomante, no momento clímax da obra em que observamos a imersão do leitor dentro dos sentimentos do personagem a partir de estruturas desencadeadas por subordinação ou coordenação dependendo dos sentimentos de angústia ou tranquilidade que quer ser passado pelo autor. Assim, é possível observar que nos períodos encadeados por coordenação em que a ação se dá mais rápida e dinâmica deixando a leitura acelerada teríamos estruturas sintáticas que colaboram para tal em contraponto à estruturas oracionais subordinadas que apresentam leituras e recepções mais longas, e portanto, transmitem mais tranquilidade à leitura.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência