O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA EM TEMPOS DE PANDEMIA PELO VÍRUS SARS-COV 2
Resumo
As alterações tecnológicas que acontecerem no mundo criaram a possibilidade de as pessoas estabelecerem relações, independentemente de suas posições geográficas, facilitando o desenvolvimento da educação. No contexto de saúde atual, no qual as pessoas diminuíram o contato pessoal com o objetivo de apaziguar a propagação da pandemia pelo vírus SARS-CoV 2, o EAD surge como uma alternativa para que os estudantes continuem realizando suas atividades acadêmicas. Contudo, a realização do EAD exige uma mudança de hábitos e de comportamentos, principalmente no ensino da anatomia humana, uma disciplina que exige muito estudo prático, o qual ficou comprometido em virtude do contexto de saúde atual. Este trabalho possui como objetivo compreender as principais dificuldades dos acadêmicos no estudo de anatomia humana por meio do EAD. Para isso, foi realizado um estudo quantitativo com 41 acadêmicos da Universidade Federal do Ceará dos seguintes cursos, pertencentes ao 1º e 2º semestres: Ciências Biológicas, Enfermagem, Medicina e Odontologia. As informações foram coletadas por meio de um formulário eletrônico, o qual foi enviado para os estudantes responderem entre os dias 19/09/2020 e 26/09/2020. Como resultado, o estudo mostrou que os acadêmicos possuíram mais dificuldade em aprender anatomia humana após o início da pandemia, refletido pela maior quantidade de horas de estudo comparando com o período antes da pandemia. Os principais motivos causadores dessas dificuldades relatados foram: a falta de didática dos professores no ambiente virtual, ausência das aulas com as peças anatômicas, tornando o estudo abstrato e a pouca adaptação dos estudantes ao ensino EAD. Assim, conclui-se que para um melhor aprendizado de anatomia humana com EAD é necessária uma maior qualificação dos professores sobre as ferramentas virtuais, possibilitar o estudo com as peças anatômicas em pequenos grupos e apoio psicológico aos estudantes com o intuito de uma melhor adaptação ao contexto atual.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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