O ENSINO DE CARTOGRAFIA: DESAFIOS E ADAPTAÇÕES PARA O MODELO REMOTO

Autores

  • Italo Carvalho Gomes
  • Jader de Oliveira Santos

Resumo

A Cartografia Digital constitui uma das bases fundantes da Geografia, neste prisma desenvolver essas habilidades desde os semestres iniciais é essencial para a atuação deste profissional. A atividade de monitoria de cartografia digital consiste no acompanhamento das aulas teóricas e desenvolvimento das práticas. Devido ao contexto do ano de 2020, a atuação de monitor foi repensada de modo a atender a nova realidade de ensino da disciplina. O aprendizado das práticas de cartografia digital foi mediada através da elaboração de roteiro didático e acompanhamento remoto para sanar dúvidas. Complementarmente foi feita pesquisa de material didático já disponível em plataformas on-line de modo a oferecer complementaridade ao conteúdo abordado. Essas foram mediadas por questionários, ligação e contato por correio eletrônico para avaliar as condições de acesso dos alunos aos equipamentos e instrumentos necessários para as aulas de Cartografia Digital. A plataforma Google Meet foi utilizada para realização das aulas e o aplicativo WhatsApp para facilitar a comunicação, passar instruções sobre atividades e tirar dúvidas. Como resultados pode-se constatar que o diagnóstico das condições de práticas em cartografia digital em ensino remoto, feito junto aos alunos possibilitou a aproximação destes com a disciplina, facilitando o trabalho do professor e do monitor. A utilização de grupos de troca de mensagens contribuiu com o bom andamento da disciplina durante o ensino remoto. Evidenciou-se que mesmo no contexto de exceção oportunizado pela pandemia foi possível contribuir com o ensino da graduação em uma disciplina cuja carga horária pressupõe 50% de suas atividades práticas que foram realizadas pelos alunos com seus próprio equipamentos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência