O ENSINO DE COMPUTAÇÃO FÍSICA ADAPTADO PARA AULAS REMOTAS
Resumo
O ensino de Computação Física adaptado para aulas remotas Em 2019 o mundo foi surpreendido com um novo corona vírus, titulado como COVID-19; por conta do seu alto potencial de contaminação, as tarefas diárias precisaram ser adaptadas. Como decorrência desse contexto, as aulas da disciplina de computação física precisaram ser adaptadas ao novo contexto. Em computação física aprende-se não só a projetar os sistemas, mas também a manipular os componentes físicos que tornam possível a execução desses sistemas. Como consequência desses objetivos de ensino a adaptação de uma disciplina com um alto teor prático se tornou um desafio, fazendo necessário que docentes de alunos vinculados ao Programa de Iniciação à Docência (PID), elaborassem soluções e meios que viabilizassem o ensino da computação física, mesmo que de forma remota. Foi idealizado e testado, com seis voluntários, um método de duas etapas; a primeira chamada de simulação e uma segunda chamada de manipulação, a etapa de simulação consistiu no uso de uma ferramenta de simulação de circuitos para uso dos principais componentes eletrônicos. Foram testados diferente simuladores e o de melhor aceitação foi o Autodesk Tinkercad. A etapa de manipulação consistiu na montagem e distribuição, através de um serviço de entrega, de kits com os principais componentes usados na disciplina. A quantidade e a variedade de componentes foram distribuídas de maneira a fomentar a interação entre os membros do grupo de estudo. Uma vez que os voluntários experimentaram virtualmente e passaram a ter acesso aos componentes em seus domicílios, o ensino da computação física se manteve a distância oferecendo novos recursos para experimentação prática. O método se mostrou eficaz para uma adaptação rápida em uma turma com poucos alunos. Entretanto, se mostra inviável para turmas maiores quando considerados os custos necessários a logística de distribuição de materiais.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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