O ENSINO DE ÉTICA-DA-VIDA NA FACULDADE DE MEDICINA-UFC E A LITERATURA DE CLARICE LISPECTOR

Autores

  • Gabriel Marques Cavalcante
  • Victória Freitas Vieira da Cunha
  • Davi Oliveira Aragão
  • Mariane dos Santos Coelho
  • Luciano José de Araújo
  • Francisco Ursino da Silva Neto

Resumo

Introdução: O Módulo de Bioética e Cidadania, lecionado como Ética-da-vida ou Aionética, componente curricular do 5º semestre do Curso de Medicina-UFC, valoriza substancialmente a formação humana do futuro profissional médico por intermédio da sensibilização efetuada pela arte em suas várias formas, incluindo-se a literatura. O objetivo do trabalho é apresentar a experiência pessoal no exercício da monitoria compartilhada com os estudantes a partir da leitura da obra de Clarice Lispector, representando uma oportuna homenagem à memória da escritora, a qual se celebrou recentemente o centenário de nascimento. A metodologia empregada foi a hermenêutica. Na análise, se destaca a importância do texto literário lispectoriano, como uma estratégia pedagógica para difundir entre os(as) estudantes o conceito de humanidade médica. O ponto relevante da relação entre a literatura e a medicina é precisamente a possibilidade da primeira favorecer, no estudante da segunda, o surgimento de uma capacidade mais calorosa, mais sensível de pensar, de perceber e de agir na realidade do paciente que é no contexto médico, muitas vezes, de dor e sofrimento. Clarice Lispector é reconhecida como uma das sublimes intimistas escritoras brasileiras do século passado, significando dizer que a sua obra é repleta de pensamentos e meditações profundas acerca da condição humana. Em conclusão, a leitura de Clarice é uma atitude que interfere muito positivamente na forma com que o indivíduo leitor interage com o mundo, certamente tornando-o mais cuidadoso com o sentir humano e, no nosso caso pedagógico, possibilita ao(à) discente de medicina um melhor preparo para o exercício da sua profissão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência