O ENSINO DE PROJETO ARQUITETÔNICO POR MEIO DE REFERÊNCIAS PROJETUAIS E DO MECANISMO DE TRANSPOSIÇÃO

Autores

  • Barbara Soares Duarte
  • Clevio Dheivas Nobre Rabelo
  • Allyson Guibson Pereira de Oliveira
  • Bruno Melo Braga

Resumo

A busca por referências visuais de obras arquitetônicas que possam auxiliar na resolução das demandas do projeto a ser elaborado é uma prática habitual ao exercício de projetar. Contudo, o grande volume de conteúdo e a pouca profundidade com o qual este é estudado acarretam, por diversas vezes, um entendimento e uma reprodução superficiais de estratégias do objeto arquitetônico analisado. 
A iniciativa proposta na disciplina de Projeto Arquitetônico 2 do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC de se aplicar o uso limitado de referências preestabelecidas dentro da sala de aula, por meio da ferramenta metodológica da transposição, acontece, portanto, no sentido de investigar formas de frear a tendência à velocidade imagética e resgatar o aprofundamento com o qual as referências podem ser apreendidas. A transposição, entendida na disciplina de projeto arquitetônico como um dispositivo projetual, é um exercício de leitura dos traços-chave de uma obra, bem como da possibilidade de transformação e aplicação desta a outras iniciativas projetuais. Parte do entendimento da não-estaticidade da imagem. O presente trabalho visa relatar esta experiência, cujo desafio se inicia na assimilação da carga teórica e continuidade de um exercício prático-teórico ao longo do semestre. Através dos projetos desenvolvidos em sala de aula, será apresentado como, passados os incômodos iniciais, os alunos têm demonstrado uma desenvoltura e um manejo potente dos dispositivos e referências a eles sugeridos para os trabalhos, apontando para resultados arquitetônicos animadores no que tange à metodologia proposta, mesmo que esta ainda esteja em fase continuada de estudo. Por fim, enquanto catalisador de uma aproximação do aluno ao exercício crítico de projeto, bem como do entendimento da pluralidade dos mecanismos existentes para se projetar, a proposta da disciplina apresenta-se com um teor inovador e de contribuição interessante no eixo de ensino de Projeto Arquitetônico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência