O ENSINO DO DIREITO ADMINISTRATIVO E A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Francisco Alex Almeida Lima
  • Cynara Monteiro Mariano

Resumo

A Pandemia do Novo Coronavírus atingiu todo o mundo de forma avassaladora, os Estados nacionais, cada um a seu modo, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde, organizaram-se para tentar conter o avanço do vírus e preparar a população para o enfrentamento desse momento trágico da história mundial. No âmbito da educação, o Ensino Remoto nos trouxe uma série de desafios impostos pela crise sanitária que vivemos até aqui, desde a possibilitação para o acesso da grande massa estudantil às tecnologias, passando pelas dificuldades didáticas desse novo formato, até a preparação dos docentes, que passaram a lecionar de suas casas, em plataformas virtuais, com muita dificuldade na interação aluno-professor, o que tornava ainda mais difícil a aferição da satisfatoriedade da relação ensino-aprendizagem. No Ensino Jurídico, onde as aulas são majoritariamente teóricas, o formato remoto de aulas foi minimamente compatível com a realidade imposta pelo “novo normal”. Durante as aulas, sobretudo de Direito Administrativo, disciplina a qual pude atuar como bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID), pudemos observar a grande compatibilidade das ações de Governo de combate à Pandemia em todas as partes do mundo com o conteúdo programático ministrados durante as aulas. Neste sentido, foi possível superar algumas dificuldades do ensino remoto, principalmente a dificuldade da relação entre alunos e docente, em razão da grande atualidade dos temas correlatos e da forma de avaliação, em que foi estimulado a escrita acadêmica sobre os institutos de Direito Administrativo e sua relação com a pandemia, essa metodologia adotada se mostrou eficaz como forma de aferição da aprendizagem dos alunos do referido semestre letivo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência