O ENSINO EM TEMPO DE PANDEMIA: COMO OS MONITORES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL 1 SE CAPACITARAM E INTERAGIRAM NO CONTEXTO DA COVID-19

Autores

  • Joao Victor Furtado Peixoto de Alencar
  • Renato Evando Moreira Filho
  • Liz Rodrigues Picanço
  • Rafael Machado Simão
  • Sâmya Correia Marques
  • Jose Ajax Nogueira Queiroz

Resumo

O ano de 2020 trouxe à tona, por meio das peculiaridades relacionadas à pandemia do COVID-19, a necessidade de reinvenção na tentativa de se seguir o curso das obrigações pessoais e profissionais com o máximo de eficácia. Isto também se aplica ao processo de ensino e aprendizagem no ambiente universitário. Objetiva-se expor como os monitores interagiram e se capacitaram para as atividades e intervenções no período de pandemia, auxiliados pelos professores do módulo Desenvolvimento Pessoal 1, cursado no primeiro semestre da graduação de Medicina na Universidade Federal do Ceará - Fortaleza. Ao decreto das medidas dos Governos Federal e Estadual em relação à pandemia, foi criada a estratégia de reuniões semanais pela plataforma Zoom, nas quais os monitores trocariam idéias e conhecimentos sob supervisão dos professores. Foram criados três grupos no Whatsapp para facilitar a comunicação, quais sejam um grupo com os monitores, um com os monitores e professores e outro com os monitores e os oitenta alunos do módulo. O resultado se deu com a efetivação dos encontros virtuais semanais, tendo a discussão de todos os capítulos do Código de Ética Médica, bem como de outros temas atuais e pertinentes na formação ético-profissional médica. Cada monitor realizou quatro capacitações. Houve ainda a elaboração de um artigo a respeito do perfil legislativo brasileiro direcionado ao contexto de pandemia, destacando-se os textos divulgados pelo Governo Federal, pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Conclui-se que as ferramentas virtuais auxiliam o desenvolvimento das atividades do módulo, permitindo interação entre os monitores e a capacitação destes, sempre com a supervisão dos professores. O artigo citado está em análise por revista e aguarda resultado. Pretende-se seguir com o uso dos métodos citados, realizando os ajustes considerados necessários, enquanto perdurar a pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência