O ENSINO REMOTO DE MODELAGEM TRIDIMENSIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Felix Felzke da Rosa
  • Marcelo Batista da Silva
  • Coorientadora: Manuela Fátima Paula de Medeiros
  • Araguacy Paixao Almeida Filgueiras

Resumo

Durante o ano de 2020 a estrutura de ensino nos cursos presenciais teve de sofrer algumas alterações devido à pandemia do COVID-19, algumas disciplinas de carácter prático tiveram de ser suprimidas ou transferidas para semestres posteriores no intuito de minimizar os danos no percurso acadêmico dos alunos. No curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará, a disciplina de Modelagem Tridimensional tem importante papel no ciclo básico de formação do primeiro semestre, sendo pré-requisito para outras disciplinas de modelagem presentes na matriz curricular. A situação levou professoras e monitores ao processo de adaptação para o ensino remoto por meio de videoaulas com explicação passo a passo do conteúdo, acompanhamento virtual das dúvidas recorrentes e possibilidade de criação de manequins do it yourself (D.I.Y.), pelos alunos - o ‘faça você mesmo’, procedimentos que visaram facilitar a compreensão dos conteúdos apresentados, sendo realizados apenas alguns encontros presenciais no final da disciplina com o intuito de sanar possíveis dúvidas. Verificamos que a aprendizagem foi muito diferente da transmitida de maneira convencional - presencialmente. Alguns alunos não sentiram necessidade de comparecer, outros fizeram algumas atividades em casa e concluíram em sala, outros decidiram recomeçar a disciplina. Com o intuito de compreender como se deu o aprendizado na disciplina de Modelagem Tridimensional, foi realizada uma pesquisa - a partir de um questionário estruturado - para identificar as dificuldades, facilidades, erros e acertos. Concluímos que a experiência aplicada foi uma novidade para alunos e professores, sendo necessário resiliência e capacidade para adaptação. A experiência possibilitou trabalhar uma modalidade prática de forma virtual, apesar dos percalços e restrições, e permitiu experimentar quais metodologias e estratégias funcionam, ou não, e que poderão ser utilizadas em outros momentos pós-pandemia para o auxílio ao andamento das disciplinas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência