O ENSINO REMOTO E IMPACTOS DA PANDEMIA NAS MONITORIAS DE FARMACOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Marina Guerra Martins
  • Francisco Moisés Ferreira de Sousa
  • Filipe José Pereira Magalhães
  • Roberta Jeane Bezerra Jorge

Resumo

INTRODUÇÂO: Desde março de 2020 o mundo vive uma pandemia que fez a sociedade ressignificar muitos valores e inovar nas áreas de ensino e trabalho. A internet foi utilizada para não interromper por completo os calendários acadêmicos e com a disciplina de farmacologia não foi diferente. OBJETIVO: Relatar os métodos utilizados nas monitorias remotas e suas vantagens e desvantages. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência sobre as experiências remotas ocorridas no período de março a outubro de 2020, por meio das ferramentas Google Meet, plataforma Socrative, grupo de whatsapp, google classroom, SIGAUFC e Gmail em uma turma com 33 alunos. RESULTADOS: As monitorias continuaram ocorrendo uma vez por semana, após cada aula por meio da plataforma google meet, as aulas eram gravadas e disponibilizadas para os alunos por meio das plataformas virtuais. Revisões foram elaboradas e aplicadas via plataforma socrative que simula um ambiente de avaliação dos alunos. Estudos de caso, exercícios de múltipla escolha, e revisões foram aplicados todos via remota e assim a disciplina finalizou em outubro de 2020. Os pontos positivos mais relatados pelos alunos foram a de poder assistir as gravações em outros momentos pois muitas vezes no horário de aula a internet oscilava muito para acompanhar de forma síncrona. Entre os pontos negativos, foram relatadas as dificuldades de acesso por oscilações na internet, falta de recursos como notebook e o ambiente que muitas vezes não era favorável para estudo nas residências dos alunos. CONCLUSÃO: A arte de inovar do ser humano foi bastante útil na aplicação das monitorias da disciplina de farmacologia de forma remota. As ferramentas utilizadas demonstraram ser eficientes e provavelmente irão ser muito utilizadas quando as aulas retornarem ao modelo presencial, demonstrando, assim, que a forma de dar monitorias, aulas e revisões durante a pandemia obteve bons resultados podendo persistir esse modelo nas turmas subsequentes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência