O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O ENSINO PRESENCIAL NA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA PRINCÍPIOS DE ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA

Autores

  • Joana Darc Araujo Mesquita
  • Niedja Goyanna Gomes Gonçalves
  • Joana Nogueira dos Santos de Souza
  • Beatriz Zamboti
  • Yago Lourenço de Carvalho
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Resumo

O ano de 2020 foi marcado pela Pandemia causada pelo Coronavírus, ou vírus SARS-CoV-2, descoberto em 2019 em Wuhan, na China. De maneira gradual, o vírus se espalhou mundo afora, deixando 2020 com a maior pandemia do século XXI. Em março de 2020, medidas de emergência foram tomadas, iniciando uma quarentena que ainda dura até o período de publicação deste trabalho. Uma quarentena obrigatória que fechou por tempo, ainda indeterminado, as Universidades de todo o país, adotando-se o Ensino Remoto de Emergência e o Ensino a Distância-EAD. Durante o período de ensino remoto, foram observados os principais pontos de interesse na aprendizagem e no ensino, sendo muitos desses positivos, porém os pontos negativos não devem ser ignorados. Este trabalho objetivou analisar os resultados obtidos na Disciplina Princípios de Entomologia Agrícola, a partir do material didático, notas parciais e notas finais individuais, durante o período de Pandemia (2020) e compará-los com os do ano anterior (2019), visando apontar benefícios, vantagens e desvantagens tanto do ensino remoto como do ensino presencial na aprendizagem do conteúdo programático da referida disciplina. Sabe-se que essa é uma disciplina teórico-prática de grande importância na formação de engenheiros agrônomos, então, baseados nos resultados avaliados percebeu-se que o ensino remoto representa uma perda imensurável nessa formação. Em relação às práticas, concluiu-se que, apesar da existência de vários recursos tecnológicos para permitir o ensino remoto, os fatores de ordem socioeconômica, estruturais e familiar podem afetar a sua efetivação a fim de atingir as diferentes realidades dos envolvidos, pois desequilibram as condições de ensino-aprendizagem, quer em situações ditas normais ou em ocasiões adversas como a vivenciada com a pandemia. Por fim, é claro que ocorreram muitos aprendizados com a experiência e houve um processo de análise sobre o contexto vivido.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência