O ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA: UM ESTUDO APLICADO À TURMA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFC

Autores

  • Ana Beatriz de Paiva Paulino
  • Erico Veras Marques

Resumo

A pandemia do novo coronavírus surgiu de forma brusca e mudou (e ainda está mudando) a rotina da população mundial. É notório o impacto negativo que esse vírus causou em diversas áreas, como economia, educação e saúde. Com isso, tudo teve de ser reinventado e adaptado a essas novas situações na busca de tentar diminuir, e, consequentemente, erradicar esse vírus que assola a humanidade. Trazendo para o contexto educacional, surge a necessidade de se analisar o impacto da Covid-19 no ensino superior, tendo em vista que diversas modificações foram necessárias para que as aulas presenciais continuassem a ser ofertadas remotamente através de plataformas digitais. Dito isso, o objetivo desta pesquisa é analisar o impacto da pandemia do novo coronavírus no ensino superior, mais especificamente, na rotina dos alunos matriculados na turma de Administração Financeira do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará. Em busca de atingir o objetivo deste trabalho, foi aplicado um questionário estruturado, com o intuito de verificar a percepção dos alunos no que diz respeito às mudanças ocorridas durante a pandemia. As modificações realizadas no ensino presencial tiveram de ser aplicadas rapidamente devido a necessidade de concluir o ano letivo, com isso, novas problemáticas surgiram, como: o impacto no ensino devido à falta de familiaridade dos alunos e professores com as plataformas digitais; a sobrecarga de atividades que passaram a ser requisitadas; e o acesso limitado dos alunos às tecnologias necessárias para o acompanhamento das aulas. O Trabalho encontra-se em fase final de tabulação dos dados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência