O EXERCÍCIO DA MONITORIA DE GENÉTICA DURANTE A PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A pandemia, devido ao distanciamento social, trouxe uma nova realidade para o desenvolvimento das atividades de docência. Fazendo-se, portanto, necessária a adoção de métodos de ensino à distância, com o uso maciço das tecnologias e reformulação das mais diversas atividades. RELATO: Diante dessa conjuntura, a monitoria atuou, dentre outras searas, selecionando de uma plataforma de compartilhamento de vídeos, animações didáticas sobre os mecanismos básicos da genética clínica para serem usados na revisão e melhor fixação do conteúdo pelos alunos. Além disso, ainda antes da nova realidade advinda com a pandemia, os monitores ajudaram na realização de uma atividade prática junto aos alunos que tinha como escopo o melhor entendimento das etapas do método conhecido como Reação de Cadeia Polimerase ou Polymerase Chain Raction (PCR). Isso posto, foi bastante engrandecedor as novas experiências como monitor durante a pandemia, sendo o atributo da flexibilidade levado a patamares mais altos devido a necessidade urgente de adaptação, atividades outrora presenciais tiveram que ser repensadas e reformuladas ao ensino à distância (EAD), como apresentações de casos clínicos, sessões de tira-dúvidas e provas, sendo alguns das novas adaptações passíveis de serem utilizadas num possível método híbrido num futuro próximo. Indubitavelmente, há hoje um maior preparo e consequente maior tranquilidade no que tange ao EAD, contribuindo para que as atividades dos atuais monitores, que se estenderão até março, transcorram de uma maneira bem mais cognoscível.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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