O FANZINE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Maria Costa de MendonÇa
  • Raquel Crosara Maia Leite

Resumo

A disciplina de Ensino de Ciências presente no currículo do curso de Pedagogia da UFC apresenta-se como um relevante aporte teórico-prático para a formação inicial do pedagogo no que tange às Ciências e suas tecnologias. Ao longo da referida disciplina, os estudantes vivenciam, refletem e discutem acerca dos conhecimentos advindos das ciências da natureza e suas relações com as esferas social, política e econômica da sociedade. Nesse sentido, a disciplina de ensino de Ciências oferece ao pedagogo em formação uma visão mais ampla acerca do que é Ciência, o que ensinar em Ciências, como ensinar Ciências e porque ensinar Ciências. Devido às possibilidades que o fanzine oferece para o trabalho com diferentes linguagens (desenho, escrita, montagens etc.) e temáticas, dentre elas os conteúdos científicos, utilizou-se a elaboração de fanzines como uma das estratégias didáticas para o ensino de Ciências no semestre 2020.1. Tal atividade teve como temática norteadora a cozinha como espaço para ensinar Ciências. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a atividade de elaboração de fanzines como recurso didático no Ensino de Ciências, bem como refletir acerca da relevância da atividade mencionada para a formação inicial do pedagogo. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia utilizada neste trabalho foi a observação participativa, uma vez que a monitoria do Programa de Iniciação à Docência (PID) oportunizou o acompanhamento aos estudantes nas atividades da disciplina de Ensino de Ciências. A atividade de pesquisa, a busca por uma temática socialmente relevante, bem como a elaboração de um recurso para divulgação científica caracterizam-se como elementos que contribuem para a formação do pedagogo, especialmente no que tange às metodologias para o ensino de Ciências. Assim, infere-se que o trabalho com fanzines agrega aprendizagens e posturas que beneficiam a formação inicial do pedagogo e sua atuação no ensino de Ciências.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência