O FAZER PEDAGÓGICO DE DISCIPLINAS HÍBRIDAS DA FACED/UFC DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS: MUDANÇAS E RESSIGNIFICAÇÕES

Autores

  • Assiria Vasconcelos Leitao
  • Herminio Borges Neto

Resumo

A pandemia ocasionada pelo novo Corona Vírus em 2020 além de pegar todos de surpresa em âmbito pessoal e profissional colocou em evidência algumas lacunas que a educação no ensino superior possui. Aqui me refiro a não utilização da tecnologia. Este trabalho tem como objetivo compartilhar as experiências de uma monitora de duas disciplinas da Faculdade de Educação/UFC que em condições normais funciona em caráter híbrido, tendo momentos presenciais e momentos virtuais. E dialogar sobre como a pandemia e a adoção das aulas remotas por parte da universidade modificou a rotina e o fazer pedagógico dos formadores responsáveis pelo componente curricular. Além de explanar as ressignificações feitas e as mudanças adotadas pela equipe de formadores para o semestre de 2020.2, que já foi pensado para ser trabalhado totalmente à distância. As disciplinas aqui analisadas e avaliadas são Educação à Distância e Informática Educativa, ambas ofertadas para alunos de pedagogia na Universidade Federal do Ceará. A análise feita leva em consideração o planejamento e as atividades propostas para 2019.1 e 2019.2 comparando-as com 2020.1 e 2020.2. O bom aproveitamento dos alunos e os relatos positivos fazem acreditar que mesmo com a situação atípica da pandemia e distanciamento social nossas disciplinas conseguiram cumprir seu papel na formação dos discentes em 2020. Para isso, a experiência já existente com disciplinas híbridas fez total diferença.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência