O GOOGLE CLASSROOM COMO FERRAMENTA NA MONITORIA DE FISIOLOGIA HUMANA

Autores

  • Yohanna do Valle Hamberger
  • Camila Ferreira Roncari
  • Richard Boarato David

Resumo

Introdução-Criado em maio de 2014, o Google Classroom faz parte do pacote de aplicativos estudantis da empresa americana Google. É uma plataforma que integra os denominados Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como o SigAA. Devido ao período de quarentena ocasionado pela pandemia do COVID-19, as atividades da Faculdade Federal do Ceará (UFC) passaram a ser realizadas via ensino remoto. Logo as práticas da monitoria de fisiologia foram realizadas de maneira assíncrona, por meio da criação de videoaulas, as quais foram distribuídas para os alunos através do Google Classroom. Objetivo-Avaliar as percepções dos alunos sobre a ferramenta Google Classroom e sua viabilidade para ser a plataforma permanente de realização da interação com monitores e organização das atividades de monitoria em fisiologia humana. Metodologia-Pesquisa quantitativa, utilizando o questionário System Usability Scale (SUS) juntamente com questionário estruturado utilizando a escala de Likert. Aplicado no período de 2020, via Google forms, para alunos da UFC cursando os cursos de farmácia, odontologia e medicina, que participaram de salas no Google Classroom das monitorias de fisiologia e neurofisiologia humanas. Resultados- Onze acadêmicos responderam o questionário.A média do SUS foi de 95,68% pontos, o que indica que a plataforma tem alta usabilidade e fácil adesão. Dos entrevistados, 88,81% concordou completamente com a afirmação “O Google Classroom é mais acessível e prático do que o SigAA” e 72,7% concordou completamente com a proposição ”O Google Classroom deveria continuar sendo usado mesmo com o retorno às aulas presenciais.”. Conclusão-O Google Classroom se mostrou uma ferramenta viável tanto no tocante a usabilidade do sistema quanto a preferência dos alunos em relação a plataforma preestabelecida pela UFC o SigAA para as atividades de monitoria em fisiologia humana.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência