O IMPACTO DA INTEGRAÇÃO DE IMAGENS RADIOLÓGICAS, FISIOLOGIA E CASO CLÍNICO SOBRE O CONHECIMENTO DA NEUROANATOMIA E DO FUNCIONAMENTO DOS NÚCLEOS DA BASE

Autores

  • LetÍcia Raabe Mota de Lima
  • João Pedro Barros Lima
  • Geovanni Guimarães Bandeira
  • Antonio Miguel Furtado Leitao

Resumo

Dentre as metodologias de ensino, há a articulação de diferentes áreas do conhecimento para o aprendizado de determinado assunto. Considerando que, na interdisciplinaridade, existe a interação mútua, na qual as disciplinas se influenciam e promovem uma unidade do assunto, entende-se que a união de imagens radiológicas, fisiologia e caso clínico podem promover uma construção mais eficiente do conhecimento, pois proporcionam uma visão mais ampla sobre o tema e, com isso, favorecem o desenvolvimento das competências almejadas. Esse trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da integração entre imagens radiológicas, fisiologia e caso clínico sobre o conhecimento de neuroanatomia dos núcleos da base dos alunos de medicina do 1º semestre da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para isso, foi ministrada uma atividade de monitoria voltada para referido assunto. Além disso, com fins avaliativos, foi enviado para os participantes da aula um formulário eletrônico feito por meio do Google Forms, com 10 perguntas objetivas elaboradas com base na escala de Likert e 2 perguntas subjetivas. Neste contexto, 26 alunos participaram da monitoria, dos quais 96,2% avaliaram as imagens radiológicas e o caso clínico como auxiliadores no aprendizado e 1 aluno avaliou como indiferente o uso desses. Além disso, 92,3% consideraram a fisiologia como útil na construção do conhecimento e 7,7% acharam indiferente. Com relação ao nível de contribuição da integração dos assuntos sobre o conhecimento dos estudantes de neuroanatomia e funcionamento dos núcleos da base, 57,7% classificaram como muito alto, 34,6% como alto e 7,7% como médio. Pode-se, então, comprovar a eficácia da integração dos conteúdos como forma de construção do conhecimento sobre neuroanatomia e funcionamento dos núcleos da base, contribuindo de forma positiva no processo de aprendizagem dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência