O IMPACTO DA MONITORIA NO APRENDIZADO DOS ALUNOS NO MÓDULO DE CINEMÁTICA MUSCULAR II EM MEIO A PANDEMIA.
Resumo
INTRODUÇÃO: A adaptação do processo de ensino-aprendizagem durante uma pandemia é um grande desafio. Os professores, sendo mediadores deste processo, estão sempre buscando novos métodos que instiguem os alunos a aprender, considerando todos os fatores presentes no ambiente educacional OBJETIVO: Identificar a impacto da monitoria no aprendizado dos conteúdos do módulo de Cinemática Muscular II em meio a pandemia. METODOS: Trata-se de um estudo transversal, qualitativo, tendo como amostra os alunos matriculados no módulo de CM II do curso de Fisioterapia da UFC. Os dados foram coletados a partir de um questionário criado pelo “Formulários Google” contendo 10 questões, que abordavam a relevância de cada estratégia de aprendizado como: o canal de vídeos do youtube, o fórum criado via SIGAA, o WhatsApp como recurso tira dúvidas, a produção de estudos dirigidos; bem como a influência dos monitores nas aulas práticas, a satisfação com a colaboração dos monitores, o engajamento com as propostas dos professores e monitores e a importância da monitoria no módulo de CM II. As opções de resposta se estruturaram a partir da escala de Likert. A análise dos dados deu-se a partir do cálculo do Ranking Médio (RM), que avalia o grau de concordância entre as respostas. RESULTADOS: Das 30 respostas obtidas, foi vista concordância, RM maior que 4.5, quanto aos estudos dirigidos para fixação do conteúdo, relevância do conteúdo abordado para as provas, a presença dos monitores nas aulas práticas contribuindo para o aprendizado, o canal do youtube, a satisfação com a colaboração dos monitores, engajamento das propostas de ensino-aprendizagem, RM 5 para a importância da monitoria no módulo de CM II e sobre o fórum no SIGAA como estratégia de aprendizado obteve RM 3.5. CONCLUSÃO: As estratégias adotadas pelos monitores em meio a pandemia se mostraram eficazes no processo de aprendizagem dos discentes devido a variedade de opções, contemplando assim a turma de forma geral.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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