O IMPACTO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA BÁSICA DO CURSO DE FARMÁCIA NO MODELO DE ENSINO REMOTO
Resumo
A monitoria universitária é uma modalidade de ensino que visa assegurar a cooperação entre estudantes e professores nos pilares de pesquisa, ensino e extensão. O aluno monitor tem a possibilidade de desenvolvimento acadêmico e pessoal, exercitando a incessante busca pelo conhecimento, bem como trabalhar a criatividade na procura de novas metodologias de ensino. Essa prática também impacta diretamente o processo de aprendizado de outros alunos, que são contemplados com ações que auxiliam na construção do conhecimento. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos estudantes acerca do impacto das atividades desenvolvidas na monitoria de Imunologia Básica do curso de Farmácia com relação ao aprendizado no modelo de ensino remoto. Aplicou-se um questionário com 8 perguntas via Google Forms no final do semestre 2020.1, e foi solicitado aos alunos da disciplina em questão que o respondessem. O questionário obteve 58 respostas, uma vez que a maioria considerou seu nível de conhecimento mediano (56,9%) antes das monitorias. Por outro lado, ao serem questionados após as monitorias, notou-se que grande parte dos alunos elevaram seu nível de entendimento para significativo ou bastante (91,4%) além de que 65,5% considerou que a monitoria foi bastante relevante para sua compreensão do assunto. A maior parte dos estudantes que responderam o questionário, julgaram que os monitores apresentam domínio do conteúdo (87,9 %) e confirmam que estes tiveram papel importante em sua aprendizagem (70,7%). Em adendo, 65,5% dos alunos afirmaram que as metodologias utilizadas na monitoria foram bastante satisfatórias, além de 87,9% apoiarem a ideia de que a linguagem utilizada foi acessível. Em suma, 75,9% dos discentes concordam que a monitoria é um artifício para sanar dúvidas e questionamentos. Dessa forma, conclui-se que a monitoria é um meio de auxiliar o aprendizado acadêmico no ensino remoto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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