O IMPACTO DAS AULAS REMOTAS NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19

Autores

  • Bruna Nogueira Castro
  • Flávia Roseane de Moura Souza
  • Gabriela Correia Pequeno Marinho
  • João Pedro Barros Lima
  • João Pedro Venancio Lima
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia por COVID-19 iniciou na China e alastrou-se pelo mundo, tornando necessário o isolamento social. Diante disso, as aulas presenciais, práticas e teóricas, da Universidade Federal do Ceará foram substituídas por aulas remotas, as quais impactaram os métodos de ensino e de aprendizado dos estudantes, especialmente no referente à disciplina de Anatomia Humana. OBJETIVOS: Compreender o impacto das aulas remotas no ensino de Anatomia Humana durante a pandemia por COVID-19. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, em que foi aplicado um questionário composto por 10 questões, as quais procuravam assimilar os efeitos da educação a distância na disciplina de Anatomia Humana. Posteriormente, os resultados obtidos foram comparados aos dados presentes na literatura. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 30 estudantes de diversos cursos da área da saúde, os quais estavam cursando, majoritariamente, o 2° semestre letivo. Dentre esses alunos, 80% relataram dificuldade na compreensão do conteúdo da disciplina de Anatomia Humana, devido à falta de aulas presenciais e de contato direto com as peças anatômicas, assim como explanado por outro estudo. Ademais, 66,7% dos entrevistados alegaram um impacto negativo no seu aprendizado, enquanto apenas 23,3% obtiveram o mesmo efeito nas suas notas. Outro ponto de destaque é que não houve distinção de preferência entre aulas síncronas e assíncronas, pois a maioria dos acadêmicos utilizaram métodos complementares de estudo, como videoaula, tal qual descrito na literatura. Porém, 60% dos alunos ainda demonstram preocupação com a repercussão das aulas remotas no futuro profissional deles. CONCLUSÃO: Diante do exposto, é notável o impacto da substituição das aulas presenciais pelo ensino a distância na disciplina de Anatomia Humana durante a pandemia por COVID-19, tornando de suma importância a reposição e a revisão do conteúdo, a fim de garantir um completo aprendizado por parte dos futuros profissionais da saúde.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência