O IMPACTO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO DA ANATOMIA HUMANA NO ANO DE 2020

Autores

  • Giovana Marina Lucena de Sousa
  • Fernando Degani Vazquez
  • José Ricardo Sousa Ayres de Moura
  • Gilberto Santos Cerqueira

Resumo

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeras dificuldades à educação, principalmente ao ensino da anatomia humana, que possui um componente intrinsicamente presencial a partir da demonstração de peças anatômicas. Dessa forma, as medidas de distanciamento social exigiram dos monitores, professores e alunos adesão às atividades remotas e maior utilização dos meios virtuais e tecnológicos na aquisição de conhecimentos. Divulgar as atividades acadêmicas realizadas no programa de iniciação à docência durante o período de distanciamento social imposto pelo Covid-19 no ano de 2020.Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A população do estudo foi composta por alunos da Universidade Federal do Ceará – UFC de cursos que tem anatomia humana como disciplina. Os dados foram coletados a partir de um formulário no Google Forms com perguntas que analisavam a percepção dos estudantes no que tange ao ensino remoto da anatomia e ao uso de plataformas digitais como Google Classroom, Goole Meet, Whatsapp e outros. As questões possuíam opções aplicando a escala de Likert, com a montagem de gráficos posteriormente. Foram obtidas 21 respostas e 66,7% dos alunos concordaram que os meios digitais ajudaram totalmente no aprendizado da anatomia, enquanto o restante acredita que tenha ajudado apenas parcialmente. Quanto à disponibilização de aulas na forma de vídeos que podiam ser assistidos a qualquer momento, 81% dos alunos considerou excelente. Além disso, 76,2% concorda totalmente que o uso de plataformas virtuais deve continuar após o retorno das atividades presenciais. Entretanto, apenas 4,8% dos alunos consideraram excelente o seu aprendizado em anatomia durante as aulas remotas, 47,6% considerou bom, 33,3% regular e 14,3% ruim. O uso de recursos digitais não substitui as aulas presenciais com a visualização de peças anatômicas, mas podem ser usados como ferramenta auxiliar, beneficiando a aprendizagem da anatomia humana, desde que se estabeleçam limites.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência