O IMPACTO DO USO DO YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ENSINO REMOTO NA MONITORIA DE NEUROFISIOLOGIA.

Autores

  • Isaac da Silva Santos
  • Richard Boarato David
  • Camila Ferreira Roncari

Resumo

O ensino remoto tornou-se uma realidade em tempos de distanciamento social. Nesse contexto, diversas ferramentas comunicacionais têm sido estudadas para a implementação desta nova forma de ensino. O Youtube, sendo uma plataforma de vídeos acessível e gratuita, se configura como uma promissora ferramenta para a disponibilização de videoaulas em monitorias. O objetivo deste estudo foi avaliar a assimilação do Youtube pelos alunos como ferramenta de estudo assíncrono na monitoria de Neurofisiologia. Inicialmente, as vídeoaulas de monitoria em neurofisiologia foram disponibilizadas no Youtube para os alunos do 1º semestre do curso de Medicina, através de links. Após o encerramento da disciplina, um formulário do Google, contendo um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e 5 perguntas objetivas, foi enviado aos alunos, com o intuito de avaliar a atividade de monitoria no Youtube. Ao total, 15 alunos responderam o questionário. Os resultados mostraram que 93,3% dos alunos consideraram importante o uso do Youtube no ensino remoto e 100% deles classificaram a plataforma como “Acessível”. Considerando a realidade socioeconômica, 60% dos alunos avaliaram a abordagem como “Essencial”, 33,3% avaliaram como “Importante” e 6,7% “Não souberam opinar”. Foram perguntados os motivos da importância da proposta e as respostas foram: “Flexibilidade de Horário”, “Possibilidade de acelerar e pausar o vídeo”, “Possibilidade de reassistir a aula”, entre outros motivos. A última pergunta se referia ao interesse dos alunos pela criação de um canal de monitoria no Youtube, na qual 100% dos alunos consideraram como uma “Ótima proposta”. Este estudo revelou o interesse dos alunos por plataformas de vídeo mais acessíveis e flexíveis como o Youtube no aprendizado à distância, abrindo assim novas perspectivas para o formato de ensino remoto, como a criação de canais vinculados aos projetos de monitoria nas diversas plataformas audiovisuais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência