O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO APRENDIZADO E FIXAÇÃO DO CONTEÚDO PRÁTICO DE BIOLOGIA CELULAR GERAL

Autores

  • Guilherme Martins Rodrigues
  • Rafael Guimarães Gomes Silva
  • Itayguara Ribeiro da Costa

Resumo

É sabido que com o avanço da era digital, as redes sociais ocupam cada vez mais espaço na vida das pessoas, quer seja para interesses pessoais, quer seja para interesses profissionais, assim como também nos interesses acadêmicos. Nesse sentido, torna-se possível enxergá-las como espaços de discussão e extensão do conhecimento produzido na universidade. Quando aliamos a divulgação científica a uma ferramenta convidativa como postagens no Instagram, conferimos um ritmo mais dinâmico e acessível para a população como um todo, incluindo os alunos que cursam das mais variadas disciplinas na Universidade Federal do Ceará como Biologia Celular Geral. Sabendo da particularidade inerente às aulas de microscopia e experimentação, é imprescindível que os alunos dominem certas normas de biossegurança, assim como também sejam capazes de obter um olhar minucioso e crítico sobre o que está acontecendo nas reações observadas durante as aulas, entender sobre o processo de preparação de cada lâmina, tornar possível a identificação de estruturas vistas nas lâminas e pontuar suas funções e fenômenos de acordo com o material observado. Portanto, objetivando um material que pudesse ser suplementar para o conteúdo prático da disciplina, de fácil acesso e que pudesse ser consultado a qualquer hora, foi observada a necessidade da criação do acervo de publicações nas redes sociais. Para tanto, foi criada uma conta no Instagram e foram realizadas postagens de teor explicativo, incluindo imagens dos procedimentos práticos, assim como imagens dos aparatos que são fornecidos aos alunos durante as aulas práticas, a exemplo do microscópio, suas partes e funções. A avaliação da viabilidade será feita através da própria ferramenta do Instagram com a análise do alcance, das curtidas e comentários inseridos na publicação por parte dos próprios alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência