O MÍNIMO DAS UNIDADES HABITACIONAI DE FORTALEZA

Autores

  • Amanda Maria Barrozo de Lima Morais Rodrigues
  • Marcia Gadelha Cavalcante

Resumo

A cadeira de Projeto Arquitetônico 3 tem como um dos objetivos desenvolver competências para projetos de arquitetura de intervenções residenciais verticalizadas de caráter social e misto em áreas urbanas complexas. Diante desse contexto, a monitoria de PA3 tem intuito de ampliar o conhecimento projetual dos alunos. Esse trabalho se deu como continuidade da pesquisa iniciada em 2017, em que consiste no estudo de unidades habitacionais de até 70m² na Região Metropolitana de Fortaleza. A metodologia aplicada foi realizar uma busca online por apartamentos à venda no ano de 2020 nessas localidades. Um dos requisitos dessa busca, foi restringir a área interna das unidades habitacionais em até 70m². A razão desse critério ter sido aplicado, é que os projetos de Habitação de interesse social visam utilizar o mínimo espaço possível, com o propósito de construir uma quantidade de unidades habitacionais, para que assim consiga atender um maior número de famílias. Para a realização da busca, utilizou-se sites de imobiliárias e de corretores de imóveis, e por meio deles, foi possível identificar os apartamentos com as características desejáveis para o estudo. Assim, resultou em 15 apartamentos avaliados, e atualização do preço dos 23 apartamentos já levantados pela pesquisa anterior. Através desse levantamento, foi percebido que, as áreas dos ambientes internos das unidades são bem similares entre si, e a questão preponderante para determinar o valor das unidades e o tamanho das áreas comuns é a localização do empreendimento. Na pesquisa realizada em 2020 foram atualizados os valores do m² das Unidades Habitacionais. Também foram levantados os novos lançamentos imobiliários e suas características. Este material foi sistematizado e servirá como material de pesquisa para os próximos semestres. Será montada uma aula atualizada sobre estas tipologias residenciais para que os alunos conheçam a realidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência