O NOVO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA TOPOGRAFIA NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA UTILIZANDO PLATAFORMAS DIGITAIS.

Autores

  • Vitoria de Abreu Barros
  • Igor de Sousa Vieira
  • Waldemiro de Aquino Pereira Neto

Resumo

INTRODUÇÃO: A forma de ensinar no contexto pós-pandemia poderá passar por significativas alterações, uma vez que muitos docentes poderão incorporar o uso das plataformas digitais de ensino, até então pouco utilizadas, e que se tornaram fundamentais no processo de aprendizagem durante o período de distanciamento social. Em disciplinas que possuem aulas práticas, como a Topografia, o ensino presencial permanece fundamental para que haja o conhecimento e domínio das técnicas de levantamentos de campo, mas é possível ainda assim fazer o uso destas ferramentas de modo a proporcionar um uso com maior qualidade dos momentos presenciais, gerando mais aprendizado e melhores experiências no desenvolvimento dos conteúdos. OBJETIVOS: Mostrar que o ensino híbrido utilizando plataformas digitais pode melhorar a qualidade no aprendizado da disciplina de Topografia. METODOLOGIA: O trabalho foi realizado por meio de um estudo comparado de plataformas digitais. Foram levantadas vantagens e desvantagens das plataformas estudadas, de modo a identificar suas complementaridades e sobreposições e, assim, verificar aquelas que melhor se adequam ao ensino da Topografia. Foi realizada ainda uma pesquisa de opinião com docentes da área para validar os resultados obtidos. RESULTADOS E CONCLUSÕES: O emprego dos recursos disponíveis nas plataformas digitais para o apoio dos momentos pré-aula, aula e pós-aula permitem estimular o interesse dos alunos pelos conteúdos ministrados e potencializar o aprendizado. Os recursos audiovisuais e as oportunidades de interatividade presentes nestas plataformas facilitam o emprego de técnicas como a sala de aula invertida, o uso de jogos e outras atividades que estimulem o desenvolvimento de habilidades como a oralidade e a resolução de problemas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência