O PAPEL DO MONITOR DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA DISCIPLINAS DO CURSO DE GESTÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Wesley Braga Sa
  • Giovana Lucas Oliveira da Silva
  • Roselane Gomes Bezerra

Resumo

O estudo da Gestão de Políticas Públicas está inserido no campo da interdisciplinaridade, por isso demanda-se do curso uma variedade de metodologias e práticas de aprendizado. Grande desafio é, então, conectar as disciplinas, buscando coesão e aprofundamento dos temas para uma boa formação acadêmica. O monitor é essencial, pois consegue agregar às discussões conhecimento de outras disciplinas, servindo de ponte neste processo. Portanto, é fundamental o Projeto “Teoria e Prática de Ensino: Monitoria para disciplinas do Curso de Gestão de Políticas Públicas”, já que promove atividades para a inclusão do aluno monitor nas rotinas de planejamento e aulas das disciplinas, facilitando, dentre outras atividades, a interação entre os estudantes e o professor. No caso das disciplinas de “Estado, Governo e Políticas Públicas” e “Estado Brasileiro Contemporâneo”, o processo de aprendizado se dá por aulas expositivas, com utilização de textos e audiovisuais que estimulam o debate teórico, e a partir de seminários. No entanto, a pandemia do COVID-19 exigiu repensar a forma de ensino, de avaliação e interação. Neste contexto, o maior desafio foi manter a motivação dos alunos e propor atividades que fossem exequíveis considerando as especificidades de cada aluno. O papel do monitor foi assim imprescindível, pois serviu de elo entre as diversas demandas dos alunos e o professor, promovendo o diálogo e a construção da disciplina de forma mais democrática, por exemplo, ao sugerir a ampliação da forma de apresentação dos seminários com vídeos, podcasts e alternativas propostas pelos alunos para que facilitasse a participação de todos. O monitor atuou solucionando conflitos entre alunos e auxiliando na organização do professor, cuja demanda cresceu com o aumento dos e-mails e as avaliações online. Conclui-se que é de extrema importância a promoção deste projeto para a formação teórica e prática do aluno monitor, para o corpo docente e para os alunos do curso.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência