O PAPEL DO MONITOR NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA PARA A ODONTOLOGIA NO PERÍODO PANDÊMICO COVID-19.

Autores

  • Lowhanna Kellen Arruda de Vasconcelos Saraiva
  • David Jeivan Santos Rodrigues
  • Kamila Said Zeferino
  • Maria Jennifer Chaves Bernardino
  • Samia Jessica Silva Tavares
  • Vilma de Lima

Resumo

Introdução: O monitor é o agente responsável pela integração da classe com o professor contribuindo na aprendizagem do aluno. Para tanto, metodologias que auxiliam a compreensão do assunto são utilizadas de forma horizontal. Assim, no período pandêmico as atribuições dos monitores precisaram ser adaptadas ao formato virtual. Objetivos: Avaliar a atuação de monitores na disciplina de Farmacologia para Odontologia 2020.1 (UFC-Fortaleza) no contexto de pandemia e observar se as atividades remotas de monitoria foram consideradas ferramentas oportunas para o aprendizado. Metodologia: Foi utilizada a plataforma Google Forms questionando-se sobre o grau de satisfação e as possíveis limitações encontradas pela classe para com as atividades remotas de monitoria durante a pandemia. Resultados: Dos 38 alunos matriculados, 32 responderam ao formulário. Todas as atividades contempladas no modelo remoto foram consideradas adequadas no processo de ensino-aprendizagem por todos os alunos. Além disso, todos julgaram as atividades relevantes. A maioria (84%) afirmou que a figura do monitor lhes oferecia suporte emocional e lhes ajudava com a disciplina. 74% opinou que o tempo disponível foi bem aproveitado no modelo remoto, enquanto o restante (26%) não considerou bem empregado. Grande parte (72%) indicou que os monitores conseguiram se adequar ao formato virtual. É importante observar que 28% afirmaram não saber ou declararam que os monitores não conseguiram se adequar ao formato virtual. Conclusão: Os alunos perceberam os monitores como facilitadores do conhecimento e neles encontraram suporte emocional para o enfrentamento da disciplina no período pandêmico. Além disso, consideram a monitoria de suma importância no processo ensino-aprendizagem. No entanto, houve algumas limitações nas atividades de monitoria quanto ao modelo virtual que devem ser mais bem avaliadas, a fim de melhor adequar o programa de iniciação à docência ao formato remoto. Apoio: PID-UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência