O PAPEL DO MONITOR NAS DISCIPLINAS DE MODELAGEM PLANA MASCILINA E FEMININA, DURANTE ENSINO REMOTO , DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
O período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, que assola o mundo nesse ano de 2020, causou alterações na vida cotidiana dos indivíduos, e todos os setores tiveram que se adaptar à nova realidade de distanciamento social e ao uso de tecnologia virtual. Dentre eles, a educação adaptou sua metodologia à educação a distância e ao ensino remoto. O curso de Bacharelado em Design-Moda da Universidade Federal do Ceará é constituído, em sua maioria, por aulas práticas ou teórico-práticas que habilitam o estudante a desenvolver um produto de moda. Algumas delas são as disciplinas de modelagem plana feminina e masculina, tais conteúdos têm muito importância, pois de acordo com Araújo (1996), a modelagem “é a arte de confecção de moldes a partir de um modelo preestabelecido”. Tais processos são feitos a partir de diagramas construídos com padrões industriais e tabelas de medidas (DINIZ E VASCONCELOS, 2009). Durante o isolamento social, as aulas remotas se tornaram desafiadoras para os docentes, quando estes tiveram que adaptar conteúdos ao ensino remoto de forma rápida usando ferramentas digitais. O objetivo desse é trabalho é analisar a importância das monitoras nas disciplinas de modelagem plana feminina e masculina nesse período de ensino virtual. A metodologia do trabalho consiste em pesquisa bibliográfica, análise e acompanhamento das práticas dos alunos nos grupos de ensino remoto. Os resultados demonstram que as monitoras se tornaram parte essencial do processo de ensino aprendizagem nas disciplinas de modelagem. Elas fizeram acompanhamento das atividades nos grupos WhatsApp, seja como facilitador do aprendizado dos alunos ou auxiliando o professor nas atividades durante as aulas remotas. Além disso, as monitoras puderam se comunicar de forma mais próxima com os alunos, sendo essa interação mais direta muito necessária em um momento de distanciamento social.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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