O PAPEL DO MONITOR NO ENSINO REMOTO NA AULA DE PEDAGOGIA HOSPITALAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - DIURNO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO 2020

Autores

  • Nahieny Gomes Prudente
  • Fernanda de Freitas Sousa
  • Letícia Gadelha de Oliveira
  • Roberia Vieira Barreto Gomes

Resumo

O ensino remoto se estabeleceu a partir da necessidade de viabilizar conteúdos para os alunos por via online, com isso, é notório que a monitoria e as aulas precisaram ser adaptadas neste processo. Diante desse fato, o objetivo dessa pesquisa foi analisar como aconteceu a monitoria no ensino remoto e investigar quais recursos são usados para essa ação pedagógica. Para realização dessa pesquisa foi utilizado como metodologia a observação participativa nas aulas, em que foi observado a relação dos alunos em relação ao monitor e do monitor em relação aos discentes e ao docente da disciplina e análise documental. Os resultados obtidos demonstraram que monitor exerce um papel importante no ensino remoto, pois ele normalmente auxilia o professor e o alunos com os meios digitais, além disso, o monitor muitas vezes é o intermédio do aluno com o professor, em que esse aluno procura inicialmente o monitor para esclarecer alguma dúvida ou para auxiliar numa atividade que o professor solicitou, é importante ressaltar que o monitor também é um aluno e que devido a essa situação tem uma postura mais empática com os discentes, ademais, o monitor procura sempre estar online para atender as demandas que aparecem dos alunos que normalmente essa acontece por meio da rede social em uma conversa privada ou em grupos que tenham outros alunos como membros. Observamos que os recursos utilizados durante o ensino remoto foram grupos de Whatsapp, SIGA, aula online, entre outros. Concluímos que o professor, monitor e discentes buscaram a todo o momento realizar aulas envolvendo o processo de ensino e aprendizagem, mas, é inegável a falta de recursos tecnológicos que facilitam o ensino de forma mais efetiva. Constatamos que essa ação pedagógica aconteceu para resolver um problema emergencial e faltou uma ação prática para a falta de recursos tecnológicos por parte de discentes e acesso a internet.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência