O PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MONITORIA DO MÓDULO DE CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA EM UROGINECOLOGIA, OBSTETRÍCIA E MASTOLOGIA DA UFC
Resumo
INTRODUÇÃO: O podcast é uma tecnologia que consiste em um modo de produção/disseminação livre de programas distribuídos sob demanda e focados na reprodução de oralidade, também podendo veicular músicas/sons. Os podcasts permitem repetição seletiva de conteúdo educacional proporcionando consolidação do aprendizado fornecido em vários formatos e reproduzidos em diferentes dispositivos. OBJETIVOS: Verificar a percepção de melhora na aprendizagem de conteúdos abordados por meio do uso do podcast e a adesão desse recurso na monitoria do módulo de Clínica Fisioterapêutica em Uroginecologia, Obstetrícia e Mastologia (CFUGOM). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. No módulo de CFUGOM 2020.2, será utilizado o CFUGOMcast, um podcast dos conteúdos ministrados, que será criado e disponibilizado para os estudantes do curso de Fisioterapia da UFC matriculados no módulo. Os podcasts abordarão os temas de fisiologia da micção e disfunções do assoalho pélvico, incluindo avaliação clínica e tratamento. A elaboração desse recurso será por meio das seguintes etapas: 1) Planejamento e produção do conteúdo dos podcasts; 2) Utilização do aplicativo Anchor; 3) Gravação e edição do áudio pelo monitor; 4) Organização para duração máxima sobre o tema, em um podcast, de até 8 minutos; 5) Introdução de efeitos sonoros disponíveis no aplicativo nos podcasts; 6) Descrição e legendas para cada podcast; 7) Envio do podcast para o spotify e divulgação nas redes sociais dos alunos, como WhatsApp e Instagram. Ao final do módulo, será enviado um questionário com 10 perguntas, via Google classroom, para verificar a percepção dos estudantes sobre aprendizagem por meio do recurso podcast, já a adesão será avaliada por meio do número de reproduções na plataforma. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que os alunos tenham boa percepção de melhora na aprendizagem por meio do uso de podcasts no módulo e ótima adesão ao recurso nas atividades da monitoria.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.