O PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MONITORIA DO MÓDULO DE CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA EM UROGINECOLOGIA, OBSTETRÍCIA E MASTOLOGIA DA UFC

Autores

  • Francisco Vandecir da Silva
  • Jessilane de Oliveira Pereira
  • Mayle Andrade Moreira
  • Simony Lira do Nascimento
  • Vilena Barros de Figueiredo

Resumo

INTRODUÇÃO: O podcast é uma tecnologia que consiste em um modo de produção/disseminação livre de programas distribuídos sob demanda e focados na reprodução de oralidade, também podendo veicular músicas/sons. Os podcasts permitem repetição seletiva de conteúdo educacional proporcionando consolidação do aprendizado fornecido em vários formatos e reproduzidos em diferentes dispositivos. OBJETIVOS: Verificar a percepção de melhora na aprendizagem de conteúdos abordados por meio do uso do podcast e a adesão desse recurso na monitoria do módulo de Clínica Fisioterapêutica em Uroginecologia, Obstetrícia e Mastologia (CFUGOM). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. No módulo de CFUGOM 2020.2, será utilizado o CFUGOMcast, um podcast dos conteúdos ministrados, que será criado e disponibilizado para os estudantes do curso de Fisioterapia da UFC matriculados no módulo. Os podcasts abordarão os temas de fisiologia da micção e disfunções do assoalho pélvico, incluindo avaliação clínica e tratamento. A elaboração desse recurso será por meio das seguintes etapas: 1) Planejamento e produção do conteúdo dos podcasts; 2) Utilização do aplicativo Anchor; 3) Gravação e edição do áudio pelo monitor; 4) Organização para duração máxima sobre o tema, em um podcast, de até 8 minutos; 5) Introdução de efeitos sonoros disponíveis no aplicativo nos podcasts; 6) Descrição e legendas para cada podcast; 7) Envio do podcast para o spotify e divulgação nas redes sociais dos alunos, como WhatsApp e Instagram. Ao final do módulo, será enviado um questionário com 10 perguntas, via Google classroom, para verificar a percepção dos estudantes sobre aprendizagem por meio do recurso podcast, já a adesão será avaliada por meio do número de reproduções na plataforma. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que os alunos tenham boa percepção de melhora na aprendizagem por meio do uso de podcasts no módulo e ótima adesão ao recurso nas atividades da monitoria.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência