O POTENCIAL DOS TEXTOS LITERÁRIOS PARA FOMENTAR A ORALIDADE NA LÍNGUA ESPANHOLA EM ALUNOS DE SEMESTRES INICIAIS

Autores

  • Giovanna Evelyn Martins Vidal
  • Leticia Joaquina de Castro Rodrigues Souza E Souza

Resumo

Uma das maiores dificuldades na sala de aula em semestres iniciais de estudantes em língua espanhola é conseguir que os alunos se sintam à vontade para falar a língua estudada naquele ambiente. A falta de confiança que os discentes sentem em sua fluência advém não só da ausência de prática, mas também da falta de familiaridade que o aluno sente em relação à língua e seu funcionamento interno. Este estudo busca propor atividades com textos literários como ferramenta de apoio ao ensino da oralidade em língua espanhola pela afinidade que os textos literários podem oferecer ao leitor, incitando-os a uma maior participação em sala de aula. A necessidade de inovação quanto ao conteúdo do material pedagógico atualmente proposto em sala de aula é o que estimulou esse projeto, e temos como finalidade adaptar o estudo dos textos literários ao contexto oral de sala da aula, buscando desenvolver a fluência do aluno, bem como provar a capacidade da literatura de atuar como mediador de aprendizagem, se manipulada de forma didática. Pretendemos utilizar como método a aula expositiva-interacional para que os discentes tenham espaço para exercitar e entender como a interpretação dos textos literários se manifesta, pedindo a eles, posteriormente, que expliquem sobre o que apreenderam. Em virtude da pandemia, o projeto ainda está sendo posto em prática, e portanto os resultados apresentados são parciais. Foram planejadas aulas, tematizadas com autores de textos literários, que estão sendo postas em prática visionando o emprego da língua espanhola pelos alunos. O texto literário pode ser fonte não só da estética da linguagem e da polissemia, mas também como exercício de aprendizagem no que corresponde à prática de sua leitura com a finalidade de se habituar à língua e à sua oralidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência