O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PID) E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Autores

  • Ivina Maria de Sousa Paes
  • Fernando Bruno Gomes de Sousa
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

A universidade tem no ensino, pesquisa e extensão um tripé no qual desenvolve importantes contribuições nas várias áreas do conhecimento. O Programa de Iniciação à Docência (PID), instituído e regulamentado desde 2013, com o objetivo de inspirar para a carreira docente, vem possibilitando estudantes da graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) novas experiências dentro do processo de formação. O Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) contemplado pelas bolsas permitiu novos olhares sobre a Educação Física. O objetivo desse trabalho foi revelar a significância do PID para estudantes do IEFES que já foram bolsistas. A pesquisa do tipo qualitativa utilizou entrevistas através do aplicativo WhatsApp, como instrumento. 12 estudantes que foram bolsistas PID, responderam perguntas relacionadas as suas experiências. As respostas foram dadas por mensagens de texto ou de voz e analisadas. Os critérios de inclusão foram: ter sido ou ser bolsista remunerado ou voluntário e estudante do IEFES. Os resultados indicam que a partir das respostas observamos alguns elos em comum entre os estudantes bolsistas. Quando perguntados(as) sobre a contribuição do programa, a maioria respondeu sobre o desenvolvimento e reconhecimento do Ser professor, juntamente com seus desafios e responsabilidades mesmo em meio a pandemia, se viram como mediadores, puderam também se aprofundar nos conhecimentos da área, visualizando um futuro voltado aos estudos. Posteriormente, todos indicariam o PID para outros como possibilidade do encontro com o Ser professor, para continuar estudando novas possibilidades pedagógicas e tornar-se professor universitário. Concluímos que O PID vem trazendo experiências significativas dentro da formação inicial de futuros(as) professores(as)/profissionais de Educação Física, dando a possibilidade de se projetar em uma carreira acadêmica, também com o reconhecimento como professor ainda dentro da formação inicial, valorizando todos os desafios da profissão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência