O SISTEMA DACTILOSCÓPICO DE VUCETICH PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA: FACILITANDO O APRENDIZADO.

Autores

  • Dilson Feitoza da Silva
  • Dary Alves Oliveira

Resumo

INTRODUÇÃO: O módulo de Medicina Legal objetiva, entre outros, ensinar aos estudantes a importância da identificação médico legal. Um dos mais importantes métodos utilizados para identificação de um indivíduo é o Sistema Datiloscópico de Vucetich, que utiliza impressões digitais formadas a partir das cristas papilares das extremidades digitais para identificação de pessoas físicas. Esse método utiliza três sistemas lineares formados a partir das impressões, os ângulos formados entre eles e 12 pontos característicos idênticos neles para comparar e afirmar se duas impressões digitais são da mesma pessoa. Além disso, esse método possui requisitos de um bom método de identificação, como unicidade, praticabilidade, imutabilidade e classificabilidade. O sistema de Vucetich é também importante por permitir a construção de um arquivo com fichas de impressões digitais em institutos de identificação, facilitando a comparação entre uma impressão digital suspeita com uma arquivada em cada instituto. Diante disso, como o monitor pode ajudar no aprendizado desse sistema? OBJETIVO: Facilitar o processo de aprendizado do Sistema Datiloscópico de Vucetich para identificação de indivíduos e a compreensão de sua importância na prática da Medicina Legal. METODOLOGIA: Utilizamos recursos de mídia (LibreOffice Writer e Impress e CmapTools) para elaboração de resumos, apresentações e mapas conceituais e plataformas de ensino virtual (Google Classroom e Google Meet) para interação com os alunos. Programamos visitas orientadas em grupos de 5 a 6 alunos à sede da PEFOCE (prejudicadas pela pandemia). RESULTADOS E CONCLUSÃO: Diante do contexto de pandemia, houve prejuízo considerável na qualidade do trabalho desenvolvido por impossibilidade de interação com os alunos e adiamento do semestre letivo. Diante disso, tentamos novas formas de abordagem com uso das novas ferramentas tecnológicas e aos poucos torna-se possível desenvolver algumas atividades, cujos resultados ainda estão sob análise.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência