O USO DA FERRAMENTA CLASSMARKER NA APLICAÇÃO DE AVALIAÇÕES REMOTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO COM OS ESTUDANTES DA DISCIPLINA DE PROJETO E CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I

Autores

  • Isa Lauren Ximenes de Sousa
  • Joab Silva de Andrade
  • Alexandre Araujo Bertini

Resumo

As medidas de isolamento social impostas para conter a pandemia causada pela covid-19 exigiram adequação no processo de ensino e aprendizagem, então as instituições de ensino migraram da metodologia presencial para adaptação emergencial ao ensino remoto. Essa mudança trouxe consigo diversas novidades, dentre as quais, o uso de ferramentas virtuais para aplicação de avaliações progressivas de forma remota. Nesse contexto, este artigo discute o potencial do uso da ferramenta ClassMarker em sala de aula virtual da disciplina de Construção de Edifícios I. Essa ferramenta auxilia na criação e na avaliação automática de provas personalizadas. Dessa forma, inicialmente, faz-se uma revisão das principais ferramentas virtuais utilizadas no ensino remoto, analisando as suas principais funcionalidades, potencialidades e limitações no seu uso. Em seguida, apresenta-se os procedimentos metodológicos, em que foi comparado o desempenho da turma anterior ao ensino remoto, a qual realizou provas presenciais, com as notas dos alunos que realizaram a mesma avaliação, mas desta vez de forma remota por meio do Classmarker. Além disso, foi realizado questionário com o objetivo de coletar dos alunos opiniões acerca da eficácia da utilização do ClassMarker em contraposição às demais ferramentas. Os principais resultados do estudo mostram que o desempenho dos alunos em avaliação remota aplicada por meio do ClassMarker se aproxima àquele observado em provas presenciais, o que pode indicar a garantia da idoneidade do processo avaliativo mesmo remotamente sem a fiscalização do aplicador. Este resultado também foi respaldado pelas respostas dos alunos, uma vez que a maioria destes declararam de modo geral que se sentiram mais bem avaliados por meio da avaliação aplicada por meio do ClassMarker que por outras ferramentas. Com isso, conclui-se que o bom uso de ferramentas online pode ser vantajoso e assertivo para a eficiência da educação dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência