O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Em decorrência das desigualdades socioeconômicas existentes no Brasil, destacadamente no Norte e no Nordeste, constata-se o grande desafio no âmbito acadêmico com a pandemia da Covid-19. No Ceará, o Decreto N° 33.510/2020 suspendeu as aulas presenciais em todos os níveis de ensino, a partir de 19.03.2020. Para garantir a continuidade das aulas, a Universidade Federal do Ceará aderiu ao modelo de aulas remotas. O objetivo geral deste estudo é analisar o uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem na disciplina de Teoria da Contabilidade, em Ciências Contábeis na UFCe, no cenário da pandemia da Covid-19, em 2020.1. Os objetivos específicos: i) Identificar as metodologias ativas e os recursos utilizados na disciplina; ii) Analisar as aulas remotas com o uso de metodologias ativas. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e qualitativa, com delineamentos bibliográfico, documental e estudo de caso. Utilizou-se as técnicas de análise de conteúdo, observação sistemática e questionários para a coleta de dados, e a técnica de análise descritiva para a análise dos dados. As metodologias ativas aplicadas foram: aula dialogada (híbrido), painel simples, sala de aula invertida, exercícios assíncronos, gamificação (Kahoot) e seminário. Os recursos educacionais utilizados foram: computador, notebook, celular, Internet, E-books, artigos digitais, webconferências (Skype) gravadas, E-mail, grupo WhatsApp e plataforma SIGAA. Os resultados concluíram que a sinergia entre as aulas remotas e metodologias ativas foi satisfatória para os alunos. Não houve impacto direto da pandemia sobre a quantidade de discentes que concluíram a disciplina. Verificou-se a relação inversa entre ausências e participações, e a relação direta entre participações e aprovações. Os maiores impactos negativos são sobre as relações pessoais, a dificuldade de controlar a interação de todos na sala virtual, a qualidade das avaliações, a análise corporal e a carência de infraestrutura dos discentes.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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