O USO DE DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO NA CORRELAÇÃO DE LINEAMENTOS DE DRENAGENS E A GEOLOGIA LOCAL

Autores

  • Antonio Eduardo Oliveira Correa
  • Israel Salles Nogueira
  • Wellington Ferreira da Silva Filho

Resumo

Chapada do Araripe é uma considerável feição geomorfológica/geológica alongada no sentido E-W, com o topo plano mergulhando suavemente para oeste e marcada por escarpas erosivas e abruptas. A Chapada do Araripe é configurada com unidades das sequências pós-rifte do Aptiano/Cenomaniano, cujos estratos apresentam atitude suborizontal, com leve caimento para oeste. As sequências pós-rifte recobrem em discordância angular unidades das sequências mais antigas ou repousam diretamente sobre o embasamento cristalino. O trabalho possui como região estudada uma área situada próximo ao município de nova Olinda- Ce, localizada ao norte da chapada do Araripe. O trabalho tem como intuito e proposição central a identificação e classificação das estruturas geológicas no terreno, e a maneira com que estas estruturas podem colaborar e facilitar a compreensão tanto da morfologia regional e a evolução tectônica, quanto as possíveis estruturas geológicas encontras na área. Para tal finalidade, serviu-se tanto de informações retiradas no campo (pontos de campo), como por produtos já processados da região (mapas, banco de dados e bibliografia), havendo também a interpretação e execução de dados de sensoriamento remoto (altimetria e geração de drenagens). No trabalho aqui apresentado foi-se efetuado a analise morfoestrutural, juntamente a produção de mapas de drenagem padronizada e a análise de lineamentos de drenagens. As análises morfoestruturais e dos lineamentos são utilizadas por demonstrarem grande sensibilidade aos controles litoestruturais, visando a elaboração de correlações entre as drenagens e a geologia da região, esta sendo uma forma bem didática de comparar. O resultado será a produção de mapas de morfoestruturas, comparando-as com lineamentos geofísicos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência