O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A MELHORIA METODOLÓGICA DA MONITORIA DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE FÍSICA PARA ENGENHARIA

Autores

  • Joyce Lopes Rolim
  • Talita Felipe de Vasconcelos

Resumo

A monitoria da disciplina de Fundamentos da Física foi iniciada de forma presencial, porém em março de 2020, com o decreto de isolamento social, devido à pandemia do Covid-19, as atividades passaram a ser exercidas de forma remota e a monitoria teve que se reinventar para encontrar uma maneira de suprir as necessidades dos estudantes. O uso de ferramentas digitais foi essencial, com o intuito de ajudar a manter a compreensão dos discentes da disciplina realizada de forma remota semelhante à presencial. A metodologia de aula, síncrona, utilizou o Google Meet, possibilitando que os discentes tirassem dúvidas e pudessem interagir, outrossim, para proporcionar a oportunidade de fixar melhor o conteúdo, foi disponibilizado aulas assíncronas no YouTube, onde os estudantes poderiam assistir a explicação do conteúdo em um horário flexível, reassistindo a aula quantas vezes acharem necessário, podendo fazer anotações e observações. Ademais, a criação de um Grupo no WhatsApp permitiu o contato direto com os discentes e a possibilidade das informações serem repassadas de forma rápida. O monitor pôde estar em frequente diálogo com os discentes, além de verificar suas dificuldades na disciplina, pôde enviar imagens, áudios, pequenos vídeos com explicações, e links com conteúdos complementares. Ao longo dos meses os discentes passaram por uma adaptação às novas metodologias, no começo sentiram dificuldades, por não estarem acostumados a essa modalidade de aula, devido também ao impacto da pandemia na rotina, na motivação e na saúde física e mental dos mesmos. No entanto, ao longo dos meses eles foram se adaptando à nova metodologia e adquirindo um ritmo de estudo adequado. Frente a todas as atividades realizadas, ficou claro que as ferramentas digitais foram indispensáveis nesse processo de adaptação e que as escolhidas para trabalhar com os alunos foram capazes de suprir as necessidades destes, obtendo assim bons resultados próximos aos esperados de forma presencial.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência