O USO DE FERRAMENTAS ON-LINE NO PROCESSO DE MONITORIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.
Resumo
Em meio a pandemia de covid-19 as instituições de ensino superior tiveram que suspender suas atividades presenciais, como forma de garantir a segurança dos alunos e professores, evitando a disseminação da doença. Em contrapartida, sabendo-se da importância de aulas práticas e laboratoriais para os discentes, a Universidade Federal do Ceará teve que adaptar-se a novas ferramentas de ensino, gerando modificações nas metodologias e estratégias adotadas por professores e monitores, cujo as funções consistiam em auxiliar no esclarecimento de dúvidas acerca do conteúdo ministrado, como também de prazo de atividades e servir como um canal de comunicação com o docente. Assim, em meio a pandemia e sabendo da importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem, o uso de ferramentas de comunicação online foi de suma importância para a comunidade acadêmica. No decorrer da disciplina de Higiene e Controle de Qualidade de Pescado, ofertada no departamento de Engenharia de Pesca, foram utilizadas ferramentas de comunicação online como: Whatsapp, Google Drive e Google Meet. As plataformas foram utilizadas para disponibilização de conteúdo, esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de notícias da disciplina. A disponibilização de artigos relacionados aos conteúdos ministrados e vídeos, também serviram para a fixação do conteúdo, além de elucidar acerca da metodologia das práticas que deveriam ter sido ministradas. Assim, conclui-se que apesar das adversidades enfrentadas durante a pandemia de covid-19, o desenvolvimento da disciplina ocorreu sem que a qualidade do processo de ensino-aprendizagem fosse afetada, apesar de ainda necessitar de melhorias. Dessa forma, como alternativa para melhorar a qualidade das aulas e do projeto de monitoria, para os próximos semestres estão sendo implementadas a gravação de procedimentos laboratoriais que seriam abordados em aulas práticas, garantindo que os discentes enxerguem a aplicabilidade dos conceitos aprendidos na disciplina.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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