O USO DE FERRAMENTAS ONLINE NA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

Autores

  • Evanilson de Lima Siqueira
  • Alexandre Miranda Mont´ Alverne
  • Mario Sergio Oliveira Cesar Filho
  • Sinara de Aquino Sousa
  • Leonardo Melo Bezerra

Resumo

A metodologia de sala de aula invertida tem sido abordada ultimamente nas instituições de ensino e tem sido amplamente aplicada nas monitorias de mecânica para engenharia civil e mecânica dos materiais, onde o aluno é instigado a aprender não apenas com as aulas expositivas, mas também através de atividades participativas. Porém devido a pandemia do novo corona vírus e a paralisação do ensino presencial, surgiu a necessidade da implementação de novos meios e ferramentas de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo, portanto, a investigação da aplicação de novas tecnologias e ferramentas educacionais, tais como google sala de aula (classroom), google meet e mídias sociais tais como o whatsapp, na didática das monitorias a fim de aprofundar conceitos, tirar dúvidas e realizar exercícios. Para tanto, foi criado um grupo da turma no aplicativo de mensagens para gestão de informações e uma turma online na plataforma classroom, onde semanalmente os alunos receberam desafios com questões práticas, envolvendo conceitos sobre os conteúdos ministrados na disciplina. O monitor pôde acompanhar os alunos no desenvolvimento das atividades auxiliando na resolução dos problemas, fazendo comentários, esclarecendo dúvidas e atribuindo notas. Estas aplicações criaram um ambiente de aprendizagem colaborativo, na qual o aluno foi estimulado a ser o agente ativo, através da busca individual e interação em grupo, de modo a viabilizar a solução dos problemas e tornando as ferramentas citadas aliadas ao ensino remoto e fomentando a metodologia de sala de aula invertida, com novas formas de interação, criação de conteúdo e gestão de informações.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência