O USO DE FERRAMENTAS OPEN SOURCE NO ENSINO DE JORNALISMO

Autores

  • Maria Clara Holanda de Sousa
  • Jose Riverson Araujo Cysne Rios

Resumo

As novas tecnologias exigem a reflexão sobre os princípios que regem, este ambiente extremamente heterogêneo da internet permite a presença do privado e do público, de tal maneira que o ensino de jornalismo deve levar em consideração as transformações sociotécnicas para a evolução da prática profissional. Este será um estudo sobre a nova configuração das práticas e avança na defesa e uso do software livre no ensino do jornalismo, já que se parte do princípio que o jornalismo deve estar desligado de esferas que possam desvirtuar suas convicções, dentro desse trabalho será explorada a intervenção que softwares de código fechado provocam na produção jornalística diária. O objetivo deste trabalho é avaliar criticamente o fenômeno das ferramentas de código aberto no fazer jornalístico, de modo que seja oferecida uma intervenção teórica que possibilite o entendimento de tal fenômeno e suas implicações na produção jornalística. Como abordagem metodológica elegeu-se a pesquisa bibliográfica por se adequar à proposta do texto, com foco na análise de literatura da ciência da computação e do jornalismo, donde serão explorados o conceito de software livre tanto da perspectiva de desenvolvimento voltado para distribuição, quanto do quadro cultural do hacker ético. O resultado sinalizará a identificação se quatro valores de interseção entre as ferramentas de código aberto e os princípios do jornalismo — transparência, transformação social, interação e participação — tal uso dessas ferramentas indica uma oportunidade de inovação para a produção jornalística.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência