O USO DE FILMES COMO MATERIAL COM POTENCIAL DIDÁTICO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO BRASIL 4

Autores

  • Sandy Alves Mendes
  • Kleiton de Sousa Moraes

Resumo

O Projeto “Narrativas do Brasil Contemporâneo” associado à disciplina de História do Brasil 4, possibilitado pelo Programa de Iniciação à Docência (PID), tem como objetivo pesquisar os diferentes discursos provocados pelos eventos traumáticos ocorridos de 1930 até os dias atuais. Inicialmente as atividades seriam compostas com o auxílio dos discentes matriculados na disciplina através da monitoria, um grupo de estudos de Teoria da História voltado para esse tema, junto com atividades conjuntas com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Porém, devido a pandemia o projeto foi readequado ao momento. A forma de adaptação ao ensino remoto foi a escolha de trabalhar com cinema. Além da facilidade de acesso aos filmes possibilitada pela internet, o cinema tem a ficção como ponto forte em comum com a Historiografia, os dois precisam fazer escolhas parecidas antes de contar qualquer história. Delimitação de recorte temporal/espacial e a definição de forma e objetivo de narrativa é uma dessas escolhas. É importante ressaltar que os filmes foram utilizados como objetos de análise e não como materiais complementares. O simples fato de estarem previstos no programa quase na mesma proporção que os textos é uma forma de praticar um novo uso dessa arte para a construção de um entendimento histórico com foco nas representações imagéticas. Ademais, as discussões sobre os filmes utilizados tiveram o objetivo de desenhar um novo horizonte de objetos de trabalho dentro da disciplina histórica, afinal tudo pode ser historicizado e a História está para além da escrita somente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência