O USO DE FOTOMICROGRAFIAS EM AULAS DE PATOLOGIA BUCAL À DISTÂNCIA COMO UMA ALTERNATIVA AO USO DO MICROSCÓPIO

Autores

  • Michael Douglas da Silva Oliveira
  • Jaime Vieira de Oliveira
  • Victor Batalha dos Santos
  • Tales Freitas Dantas
  • Ana Paula Negreiros Nunes Alves

Resumo

Introdução: O ensino da patologia oral envolve a abordagem de aspectos clínicos e, principalmente, histológicos das diversas desordens que acometem a boca. No entanto, o distanciamento social impediu a realização das aulas práticas em microscópio de luz (ML), mostrando-se como uma alternativa, o emprego de fotomicrografias (FMG) em sistema de Ensino à Distância (EAD). Objetivos: Relatar a autopercepção dos discentes da disciplina de patologia bucal acerca do uso de FMGs em comparação à experiência com o estudo em ML. Metodologia: Nesse intuito, foi realizado um questionário online acerca da autopercepção dos discentes por meio de 14 questões, do aprendizado, das dificuldades ou facilidades que observaram com as FMGs e, se essas substituíram qualitativamente o ensino com lâminas histológicas observadas em ML. As aulas aconteceram por meio do Google Meet, onde os professores previamente selecionavam FMGs do arquivo do Laboratório de Patologia Bucal, de artigos científicos ou livros e apresentavam para os alunos. Resultados: Foi observado que 14 dos 30 alunos que participaram do levantamento, consideraram como bom o seu aprendizado. Contudo, 53,3% dos alunos afirmaram que teriam obtido mais conhecimento observando as lâminas em ML. Além disso, quando questionados se a alternativa empregada no EAD era capaz de substituir qualitativamente o método tradicional, 43,3% dos alunos afirmaram que não era um substituto igualitário, e, 20% dos discentes não conseguiram opinar. Sobretudo, maior diversidade de imagens foram elencadas como principais pontos positivos deste método alternativo além da sua praticidade. No entanto, problemas com conexão à internet e área restrita de visualização nas FMGs foram as principais dificuldades, aliado ao relato de desmotivação por ser EAD. Conclusão: Em suma, observa-se que o emprego de FMGs no EAD mostrou-se uma alternativa viável e aceitável, embora não propicie aprendizado igual ou superior ao método tradicional já empregado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência