O USO DE IMAGENS COMO FERRAMENTA DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Gyrliane Santos de Sales
  • Ligia Queiroz Matias

Resumo

A interpretação ambiental realizada durante trilhas, principalmente em Unidades de Conservação, é considerada importante aliada da educação ambiental e sensibilização da população quanto à importância da biodiversidade. A interpretação ambiental reúne estratégias de comunicação destinadas a mostrar a importância e significados dos recursos ambientais, históricos e culturais do local, com o intuito de gerar conexões pessoais entre o público e o ambiente protegido. Normalmente, as atividades de interpretação são realizadas por guias, monitores ou gestores, que buscam proporcionar ao público uma percepção diferente e atrativa do ambiente, conciliando com a educação ambiental. Com isso, nosso objetivo é elaborar um mapa interativo do Parque Estadual do Cocó utilizando fotografias das trilhas com pontos de interpretação ambiental para auxiliar no ensino remoto da disciplina “Flora Brasileira: diversidade, conservação e manejo”. Para isso, as trilhas serão fotografadas em pontos que possam ser utilizados para interpretação ambiental. Quatro pontos de interpretação serão selecionados na trilha do Rio e mais quatro na trilha da Lagoa. A trilha principal, a mais extensa, será dividida em dois segmentos, selecionando-se 4 pontos de interpretação em cada um. As imagens obtidas das trilhas serão dispostas ao longo do mapa da área de Uso Público do Parque, organizando-se conforme a localização dos pontos. Espera-se que as imagens auxiliem os alunos que não podem comparecer a aula prática de interpretação ambiental no Parque Estadual do Cocó, a fim de que eles observem e interpretem os mesmos locais visualizados durante a aula prática. Assim, as imagens funcionarão como ferramenta de apoio para o aprendizado à distância, auxiliando aqueles alunos que não podem estar presentes nas aulas práticas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência