O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM NEUROLOGIA

Autores

  • Anderson Alexsander Rodrigues Teixeira
  • Júlia Lopes Praciano
  • Pedro Braga Neto
  • Manoel Alves Sobreira Neto

Resumo

Introdução: O ensino do sistema nervoso e áreas afins ainda é considera complexa, abstrata e mais difícil que outras disciplinas. Isso gera um medo entre os estudantes de medicina, chamado Neurofobia, causada geralmente pela dificuldade no aprendizado na neurofisiologia e neuroanatomia. Pode desenvolver diversos malefícios: torna a disciplina de neurologia difícil e a diminuição da confiança no exame físico neurológico. Até a própria passagem pela disciplinas básicas de neurociências aumentam a incidência da neurofobia, chegando pelo menos a 26% dos alunos. Objetivos: O objetivo principal deste trabalho é analisar o uso de metodologias ativas no ensino da neurologia e áreas afins. Metodologia: Revisão de literatura, a partir dos últimos 5 anos na plataforma PUBMED com termos “Neurology”, active learning methodologies. Resultados: Nigel e colegas fizeram um estudo comparado com alunos da neurologia clínica e observaram que o uso do TBL acarretou uma melhoria no conhecimento, contínua, inclusive 48 horas depois da atividade, principalmente em estudantes com o aprendizado mais deficiente. Leah demontrou em uma atividade básica com 24 alunos demonstrou melhores resultados comparando o PBL em relação a apresentações de grupo. Conclusão: Os resultados sugerem que as metodologias ativas, como o TBL e o PBL, podem ser mais eficientes para o aprendizado da Neurologia que as metodologias passivas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência