O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GERENCIAMENTO DE OBRAS
Resumo
A disciplina obrigatória de Gerenciamento na Construção Civil é voltada para a apresentação de assuntos relacionados ao Orçamento, Planejamento e Controle de Obras que vão desde aspectos legais relativos à construção civil até à análise de viabilidade econômica de empreendimentos. Para tanto, é necessário promover uma abordagem mais prática para a exposição dos conteúdos, possibilitando a aproximação com a visão do mercado de trabalho. Assim, este projeto de monitoria visou ampliar as oportunidades de formação dos alunos de Engenharia Civil, enfatizando os mais diversos conceitos vistos durante a graduação. Para a disciplina, foram adotadas ferramentas que destacam o próprio discente como principal agente do desenvolvimento do ensino-aprendizagem, como métodos de Sala de Aula Invertida e de Aprendizagem Ativa. Os alunos assistiram uma série de aulas em formato de vídeo disponibilizadas com antecedência no YouTube, que abordaram todos os conteúdos da disciplina. No início de cada aula síncrona, foram aplicados quizes que objetivaram acompanhar o conhecimento adquirido, de cada conteúdo, pelos alunos. Estas aulas, então, foram utilizadas para correção dos quizes, discussão, palestras, tira-dúvidas e realização de atividades. A monitoria foi essencial para a elaboração do material didático e para apoiar os alunos. Foram elaborados, pela monitoria, tutoriais de softwares, tais como MS Project e Agilean, assim como apresentou-se conceitos de BIM (Building Information Modeling) como suporte ao Gerenciamento de Obras. A apostila de gerenciamento da construção civil, utilizada na disciplina, também foi aprimorada. Ao final da disciplina fez-se uma enquete sobre melhorias, cujas as sugestões serão inseridas em turmas futuras. Espera-se que o conteúdo ministrado na disciplina e o método adotado colabore para a formação de profissionais mais capacitados e mais cientes do mercado de trabalho que atuarão, garantindo uma maior autonomia no processo de gerenciamento de obras.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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