O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO ALUNO DE CONTABILIDADE E AS TRANSFORMAÇÕES NA FORMAÇÃO DO FUTURO CONTADOR

Autores

  • Osorio Lopes Feijo Filho
  • Juliana Silva Arruda
  • Liliane Maria Ramalho de Castro E Silva

Resumo

Os estudantes, de forma geral, apresentam maneiras distintas de aprender, competências diferentes nas quais devem ser trabalhadas, além das necessidades existentes de aprendizagem que são demandadas para se desempenhar de maneira satisfatória a profissão de contador. As Instituições de Ensino Superior (IES) devem, portanto, diversificar suas metodologias, avaliando possíveis mudanças ou acréscimo de outras, como forma de melhorar o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes (GUIMARÃES ET. al., 2016). Tendo isso em conta, esse trabalho tem como objetivo avaliar as metodologias aplicadas em sala de aula para o ensino da disciplina de Contabilidade de custos. O estudo é de natureza descritiva realizado majoritariamente com alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará, buscando encontrar quais as metodologias são vistas pelos alunos como mais ou menos eficazes para a relação dos processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada em agosto de 2020 e contou com a participação em maioria de estudantes que já haviam cursado a disciplina de contabilidade de custos em semestres anteriores. Foi aplicado um formulário do Google Drive disponibilizado online para avaliar tanto o perfil dos estudantes que passaram ou estão passando pela disciplina, como a opinião a respeito de diferentes metodologias de ensino, observando a forma como esses estudantes avaliam o ganho de conhecimento propiciado com a contribuição de cada uma. Com isso, no formulário as perguntas indicaram os principais tipos de metodologias que são comumente aplicadas nessa disciplina e o estudante pode avaliar as possíveis contribuições. O estudo pode trazer benefícios quanto à definição de estratégias, metodologias e didáticas pelas quais se deverá ser realizada a abordagem do ensino da disciplina em sala de aula.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência